Sobre o tema indexação em concursos públicos de Biblioteconomia, um dos assuntos mais cobrados (e mais temidos pelos candidatos) diz respeito à indexação pré-coordenada e pós-coordenada.
A título de ilustração, este tema foi cobrado recentemente no concurso da PGDF. Veja o que o examinador pediu na prova discursiva: “indexação pré-coordenada e indexação pós-coordenada e suas diferenças”. Apenas este quesito valia 30% da nota da discursiva.
Pois bem, vejamos as características e diferenças entre indexação pré-coordenada e pós-coordenada.
Afinal, o que é coordenação de termos?
Coordenação se refere à combinação de termos que visam representar o conteúdo temático do documento. É muito raro encontrarmos algum tipo de indexação que se utiliza de apenas um único termo retirado do documento (unitermos).
Desta forma, como quase sempre os documentos são representados por dois ou mais termos, a sua combinação se torna de vital importância.
De acordo com Lancaster (2004), há duas formas de se realizar a coordenação ou combinação de termos:
- No momento da indexação; ou
- No momento da busca (recuperação da informação)
Indexação pré-coordenada
Conforme Lancaster, a indexação pré-coordenada é aquela em que a coordenação ou combinação dos termos é feita no momento da indexação.
Neste caso, quem atribui a ordem, a relevância e o peso de cada termo é o indexador, no momento em que realiza a sua análise documentária.
Dois grandes exemplos de sistemas de indexação pré-coordenada são os índices impressos e os catálogos em fichas, pois o indexador, no momento de sua análise já efetuou a ordenação dos termos.
Ademais, a indexação pré-coordenada implica algumas consequências, que são as seguintes:
- É difícil representar a multidimensionalidade das relações entre os termos.
- Os termos somente podem ser listados numa determinada sequência (A, B, C, D, E), o que implica que o primeiro termo é mais importante do que os outros.
- Não é fácil (senão completamente impossível) combinar termos no momento em que se faz uma busca.
Indexação pós-coordenada
Ainda citando Lancaster, a indexação pós-coordenada é aquela em que há a ordenação ou combinação dos termos no momento da busca (recuperação da informação).
Nessa toada, o sistema pós-coordenado permite que uma busca combine os termos de qualquer maneira. Neste caso, o usuário possui maior autonomia para realizar a coordenação dos termos.
Ademais, Lancaster afirma que as características da indexação pós coordenadas são as seguintes:
- Os termos podem ser combinados entre si de qualquer forma no momento em que se faz a busca.
- Preserva-se a multidimensionalidade das relações entre os termos.
- Todo termo atribuído a um documento tem peso igual – nenhum é mais importante do que outro (embora a indexação ponderada, possa ser utilizada).
O que é melhor? Indexação pré-coordenada ou pós-coordenada?
Não se pode afirmar que um sistema é melhor que o outro. No entanto, os sistemas atuais e informatizados enfatizam mais a pós-coordenação. A pré-coordenação era uma tendência mais presente nos sistemas com características manuais.
Apesar desta maior tendência atual à pré-coordenação, Lancaster ensina que um bom sistema de recuperação da informação moderno deve incorporar características de pré-coordenação, bem como recursos de pós-coordenação.
Mesmo nos vocabulários controlados utilizados na indexação, há certa pré-coordenação. Um exemplo disso ocorre com o descritor CRESCIMENTO POPULACIONAL, que, apesar de estar em um sistema pós-coordenado, é uma pré-coordenação dos termos CRESCIMENTO e POPULAÇÃO.
Padrão de resposta da banca CEBRASPE sobre este tema
Veja como a banca CEBRASPE entendeu este tema em seu padrão de resposta. Segundo a banca:
São chamadas de sistemas pré-coordenados as linguagens artificiais correspondentes aos sistemas que fazem a indexação à base de conceitos compostos, isto é, assuntos que consistem em dois ou mais conceitos simples combinados. Nesses sistemas, os vários conceitos que compõem o assunto são combinados no ato da indexação para a formação dos cabeçalhos, sobre os quais os documentos são descritos, nos índices. São deste tipo os índices baseados em listas de cabeçalhos de assunto e sistemas de classificação. Enquanto as linguagens artificiais por sistemas pós-coordenados utilizam conceitos simples na indexação ⸺ a combinação ou coordenação de conceitos para a obtenção de conceitos compostos é feita no momento da recuperação.
CEBRASPE
Percebe-se que esta explicação do examinador está totalmente alinhada com os ensinamentos passados neste artigo.