Este é o terceiro post da série sobre notas da CDD. O primeiro post analisou as notas que descrevem o conteúdo de uma classe. Ademais, o segundo post foi sobre as notas de inclusão.
Neste postagem falaremos sobre as notas da CDD que versam sobre o que é encontrado em outras classes.
Categorias das notas da CDD
Só para relembrar, as notas da CDD se dividem em quatro categorias:
- Notas que descrevem o que se encontra em uma classe;
- As que identificam os assuntos em espaço de espera (notas de standing room);
- Notas que descrevem o que se encontra em outras classes;
- Notas que explicam mudanças ou irregularidades nos esquemas (listagens) e tabelas.
Antes de mais nada, cabe informar que iremos utilizar o documento da Introdução à Classificação Decimal de Dewey para a análise das notas. Além disso, este documento está em português.
Notas que versam sobre o que é encontrado em outras classes
Primeiramente, os tipos de notas deste grupo são estes: notas “classifique noutro lugar”; referências “ver”; e referências “ver também”.
Nesse sentido, vamos detalhar cada uma destas notas.
Notas da CDD “classifique noutro lugar”
As notas “classifique noutro lugar” [class-elsewhere notes] levam o classificador a tópicos interrelacionados, ou distinguem entre números de uma mesma hierarquia de notações.
São usadas para mostrar a ordem de preferência, para levar ao número global ou interdisciplinar, para contornar a regra do primeiro de dois ou para levar a tópicos mais latos ou mais restritos numa mesma disposição hierárquica, a qual, de outro modo, poderia passar despercebida.
Ademais, estas notas da CDD podem apontar um número específico ou um conceito disperso por todas as listagens. Todas as notas iniciadas pela palavra “classifique” são notas “classifique noutro lugar”, exceto quando começam por “classifique aqui”.
Referências “ver”
As referências “ver” [see references] são notas da CDD que levam de um número global explícito ou implícito de um conceito para as partes integrantes (subordinadas) desse conceito.
Da mesma forma, as referências “ver” também levam do número interdisciplinar de um conceito para a abordagem desse conceito noutras disciplinas.
Além disso, a referência “ver” pode apontar para um número específico ou para um conceito disperso por todas as listagens. Cada referência “ver” começa pela palavra “para” e aparece em itálico.
Referências “ver também”
As referências “ver também” [see-also references] levam o classificador aos temas afins.
Ademais, são lembretes de que pequenas diferenças de formulação verbal e contexto podem implicar diferenças de classificação. Toda referência “ver também” aparece em itálico.