Divisão Paralela na CDU: saiba o que é este recurso

DIVISÃO PARALELA - CDU

Na Classificação Decimal Universal (CDU) há um recurso muito interessante, que é o da Divisão Paralela. Ademais, volta e meia este assunto é cobrado em provas e assusta muitos candidatos.

No entanto, neste post vamos detalhar melhor este recurso e fazer análise de uma questão sobre este tema.

DIVISÃO PARALELA: O QUE É ESTE RECURSO

A CDU é uma classificação que possui inúmeras notações. Dentre estas, há subdivisões que podem se repetir em diferentes locais nas diversas tabelas. Por conta disso, esta classificação que já é enorme poderia ter muito mais tabelas se não houvesse o recurso da Divisão Paralela.

Ademais, este recurso da subdivisão paralela proporciona muita economia às tabelas da CDU, pois se trata de um comando que dá ordens para subdividir um número de classificação da mesma forma que um outro, que está em local diferente da CDU.

Por conta disso, outra forma de se chamar o recurso da divisão paralela é subdividir como, pois este recurso evita a repetição da mesma subdivisão em vários lugares diferentes.

Estude Biblioteconomia para Concursos através do curso e das nossas mentorias de análise de livros e de resolução de questões.

COMO UTILIZAR O RECURSO DA DIVISÃO PARALELA

O símbolo que representa o recurso da divisão paralela é este aqui: ≅ que significa “subdividir como”.

Além disso, como uma notação deve se subdividir como outra, há duas figuras importantes: o número-alvo e o número-fonte. Desta forma, devemos utilizar este recurso da seguinte forma: Número-alvo –> Símbolo de subdividir como (≅) –> Número-fonte.

Veja o exemplo da imagem abaixo:

Exemplo da divisão paralela na CDU

Esta imagem acima significa que que devo utilizar as mesmas subdivisões de 027 na notação 026.07, ou seja, subdividir o número 026.07 como o número 027.

Vejamos as subdivisões destes números:

Número 026.07 subdivido como o número 027

Desta forma ficou fácil de entender, né? Porque, com este recurso, simplesmente espelhamos as subdivisões de um número em outro.

QUESTÃO DE CONCURSO SOBRE O RECURSO DA DIVISÃO PARALELA

FCC – Biblioteconomista (ALMS)/2016 – A Classificação Decimal Universal possui um dispositivo chamado divisão paralela, usado para denotar que um dado conceito pode ser aplicado em mais de um lugar, como no exemplo abaixo:

(=1.4/.9) ≅ (4/9)

O exemplo está

a) incorreto; pois é assinalado pelo sinal de divisão semelhante a ~, indicando que a primeira notação serve de base para gerar as subdivisões da segunda.

b) correto; é um recurso usado apenas entre números principais ou entre auxiliares especiais ou entre auxiliares comuns.

c) correto; porque trata-se de uma tabela auxiliar especial usada para indicar que conceitos idênticos podem ser expressos pelos mesmos algarismos.

d) correto; significa que o número que precede o sinal pode ser subdividido de maneira análoga à do número que o sucede.

e) incorreto; pois tal dispositivo não se aplica aos auxiliares comuns, pois estes já possuem suas próprias subdivisões.

Vamos resolver a questão:

O uso da divisão paralela é representado pelo sinal de subdividir como (≅). Desta forma, esse recurso é utilizado para trazer economia de espaço às tabelas, ou seja, para evitar a repetição da mesma subdivisão em vários lugares diferentes.
Ademais, funciona da seguinte maneira: o número que vem antes do sinal ≅ pode ser subdividido da mesma forma que a do número que o segue, o que dará como resultado uma série exatamente análoga, com os mesmos conceitos expressos pela mesma sequência de algarismos.

RESPOSTA: D

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!